O FNE Sol é uma linha de financiamento à mini e à microgeração distribuída de energia elétrica, lançada pelo Banco do Nordeste, a nova linha utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e conta com prazos de pagamento de até 12 anos.
O FNE Sol traz condições muito atrativas em tempos de crise: o investimento pode ser financiado em até 100%, e juros de até 3,5% ao ano.
O prazo de carência varia de seis meses até um ano permitindo que o consumidor comece a pagar as parcelas apenas quando o sistema esteja efetivamente funcionando, e em valores mensais compatíveis com o valor estimado da redução da conta de energia.
Poderão utilizar o FNE Sol: empresas industriais, agroindustriais, comerciais e de prestação de serviços, produtores rurais e empresas rurais, cooperativas, associações legalmente constituídas e também pessoas físicas.
A linha de crédito irá financiar sistemas completos envolvendo gerador de energia, painel solar fotovoltaico, inversor solar fotovoltaico, materiais auxiliares e instalação, existe ainda a possibilidade de aceitar os próprios equipamentos como garantia exclusiva ou em composição com outras garantias para o financiamento.
Muitos empresários tem aderido à geração própria de energia com alternativa de investimento e redução de custos, a exemplos de empreendimentos como postos de combustíveis onde a energia representa de 5% a 8% do custo operacional.
Do teto de até R$ 4 bilhões previstos para aplicação do FNE em projetos em território baiano, cerca de R$ 500 milhões devem ser direcionados para micro e minigeração, por meio do FNE Sol.
Regiões que o Banco do Nordeste (BNB) atende com o FNE Sol: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo
Como resultado, o cliente terá seu próprio sistema de geração local de energia, reduzindo despesas e ajudando a proteger o meio ambiente.
Não perca tempo, solicite já o seu orçamento e conte com todo o apoio da Foton para obter o seu financiamento do Banco do Nordeste por meio do FNE Sol.
Texto: Leandro E. Barral
FONTE: Cartilha Financiamento à Micro e à Minigeração Distribuída de Energia Elétrica, Banco do Nordeste